Home -> Pesquisa -> Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica

Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica

O Núcleo de Epidemiologia Psiquiátricado IPq-HCFMUSP desenvolve pesquisas na população geral, com a finalidade de conhecer a magnitude e forma de ocorrência dos transtornosmentais na comunidade. A abordagem populacional permite estudarmos ahistória natural dos transtornos, fatores de risco associados, padrãode comorbidade física e mental, buscando identificar quais as melhoresformas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O Núcleo desenvolveu duas pesquisasimportantes:

  1. Estudo sobre a prevalênciade transtornos psiquiátricos na área de Captação do Hospital dasClínicas da Faculdade de Medicina da USP.  Projeto temático FAPESP,realizado no período de 1994 a 1998. Foram entrevistados 1464 adultosresidentes na região.
  2. São Paulo Megacity - PesquisaSobre Saúde, Bem-estar e Estresse. Estudo epidemiológico dostranstornos mentais na população, abrangendo toda região metropolitanade São Paulo. É o segmento brasileiro da pesquisa Estudo Mundial deSaúde Mental (World Mental Health Survey), realizado em parceria coma Universidade de Harvard e a Organização Mundial da Saúde. ProjetoTemático financiado pela FAPESP, realizado entre 2004 a 2009. Foramentrevistados 5 037 adultos. A prevalência de transtornos mentais,gravidade, incapacitação, padrão de uso de serviços e fatores derisco foram estudados.
 

Pesquisadores:

Laura Helena Silveira Guerra de Andrade(coordenadora)

Wang Yuan Pang

Camila Magalhães Silveira

Clovis Alexandrino Junior