Home -> Público Interno -> Sustentabilidade

Sustentabilidade

Bem-vindo!

O ano da Responsabilidade Socioambiental tem por objetivo conscientizar eestimular os profissionais da Instituição a adotarem uma nova atitude frente a questões que podem afetar a vida no planeta, ou seja, a nossa própria vida e a das futuras gerações. Isso implica colocar em prática no cotidiano atitudes que reduzam o impacto de nossas ações para o meio ambiente.  

Em dezembro de 2010, quando já tínhamos a ideia de um projeto na área, foi lançada no Brasil a norma internacional de responsabilidade social (NBR ISO 26000), que fornece orientações para todos os tipos de organizações, independentemente do porte ou localização, sobre conceitos, termos, definições  e todas as questões referentes à responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e sua implementação. A partir daí iniciamos nosso trabalho.

Implantar no IPq coletas seletivas de resíduos e garantir sua correta destinação já é o primeiro passo, obrigatório para quem almeja a excelência. Assim, já existem no Instituto locais e recipientes adequados para dispensação de óleo vegetal usado, pilhas e baterias; também já reaproveitamos papel de escritório e incentivamos os pacientes a utilizarem sacolas retornáveis para acondicionar medicamentos retirado sem nossa farmácia, entre outras iniciativas. O nosso sonho, pois são os sonhos que movem o homem, é semear essa cultura para além do IPq, a partir de nossos profissionais.

Andreza A. Miranda dos Santos
Coordenadora do Comitê Socioambiental





Árvore da conscientização
Campanha de conscientização sobre consumo sustentável

Iniciadaem junho de 2011, a campanha de conscientização sobre consumosustentável tem como primeira ação estimular os profissionais do IPq aparticipar do curso online gratuito “Sustentabilidade no dia a dia:orientações para o cidadão”, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas –FGV.

Ocurso aborda o ciclo completo de vida dos produtos e instrui sobre comoconsumir com responsabilidade, por meio do entendimento dasconsequências de cada escolha. Também estimula nos participantes areflexão sobre hábitos e atitudes em relação à sustentabilidade,contribuindo para o planejamento de mudança de atitude individual.

Paralelamenteà campanha, foi instituída simbolicamente a árvore da sustentabilidade,desenhada pelospróprios colaboradores no hall de entrada defuncionários do IPq. Assim, ao participar do curso online da FGV e obtera respectiva declaração de participação, o profissionalapresenta amesma à coordenação da campanha, tendo, em contrapartida, uma folha(recortada em PET) que o representa, inserida na árvore.

Cerca de 5% do Instituto já aderiu à campanha, mas a metaé atingir 100%!

Para participar do curso online, basta acessar o site: Clique aqui

   
 

Você Sustentável

Você já pratica ações de sustentabilidade no seu dia a dia, em casa, no trabalho, na rua? Então conte-nos! Envie sua experiência pelo e-mail andreza.miranda@hcnet.usp.br . Ela será divulgada nesta coluna, para que outras pessoas também possam se inspirar e aprender com o seu jeito de ser sustentável.

Veja seis iniciativas de sustentabilidade da Farmácia IPq:

1) Campanha de utilização de sacolas retornáveis

2) Reaproveitamento de folhas de sulfite utilizando o verso do impresso

3) Digitalização de impressos evitando a sua impressão

4) Coletor de embalagens na área de espera da farmácia ambulatorial para pacientes

5) Os colaboradores da farmácia também descartam embalagens separadas para reciclar

6) Prestam orientação quanto ao descarte de medicamentos aos pacientes

 

IPq Sustentável

Você conhece as iniciativas de sustentabilidade do IPq? Veja algumas:

   
Baterias e pilhas usadas

OIPq dispõe de coletor para o descarte de pilhas e baterias usadas, nosubsolo. Esse material é enviado periodicamente ao Fundo Social deSolidariedade, entidade filantrópica oficial do Estado de São Paulo,responsável por ações em prol do desenvolvimento social e cultural.

   

Serviço de Nutrição do
IPq destina óleo para reciclagem há três anos


Recipiente (bombona) para descarte de funcionários

Óleo de cozinha

Tambémno subsolo, acessível a todos os funcionários, pacientes e demaispúblicos quefreqüentam o IPq, está disponível recipiente para descartede óleo de cozinha - somente de origem vegetal, como soja, milho,girassol, algodão e canola -uma parceria com o Instituto Triangulo(organização de sociedade civil de interesse público - OSCIP), quetransforma o produto em sabão ecológico, comprovadamente biodegradável,cujos resíduos não prejudicam as águas e o solo, pois são consumíveispor microorganismos e bactérias.

Aodestinar o óleo para reaproveitamento, atuamos para a melhoria do meioambiente urbano, para a inclusão e geração de renda e incentivo aoconsumo consciente. Adote esta prática, é muito simples: após autilização do óleo de cozinha, espere que ele esfrie e coloque-o em umagarrafa PET ou qualquer outro recipiente com tampa. Não é necessáriocoar.