Home -> Público Interno -> Mural da Excelência

Mural da Excelência

Ano da responsabilidade socioambiental no IPq

Neste terceiro ano do projeto do IPq Rumo à Excelência, no qual a responsabilidade socioambiental deverá permear todas as iniciativas e atividades comuns do Instituto, os colaboradores que se destacarem em seu desempenho na instituição serão agraciados com uma bicicleta. Serão escolhidos doze profissionais, um a cada mês. A bicicleta – que é, por natureza, meio de transporte limpo e que contribuiu para o bem estar e saúde - é a forma que o IPq escolheu para estimular seus profissionais  a incorporarem no dia a dia considerações socioambientais em seus processos decisórios,  responsabilizando-se pelos impactos de suas atitudes e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isto demanda um comportamento ético e transparente, contribuindo para a sua sustentabilidade.

A premiação tem como critérios:busca continua pela excelência; comprometimento e interesse pelo trabalho; responsabilidade; iniciativa; capacidade de trabalhar em equipe.

Conheça quem já foi premiado em 2011: 


Agosto

Bartolomeu Cardoso Filho, da Seção de Conservação e Reparos, é o destaque de agosto do Prêmio Bicicleta do Mês (instituído em 2011 com o objetivo de incentivar e valorizar os profissionais que se destacarem em suas atividades). Servidor dedicado e comprometido com a Instituição, ao perceber o grave problema de tempo para confecção de chaves, teve ainiciativa de aprender a fazer as cópias, reduzindo o tempo médio de atendimento deste tipo de solicitação para um dia. Tal atitude mostra seu diferencial de resolubilidade e de criação de soluções. Uniforme sempre impecável, ferramentas organizadas e sempre à mão, desempenha suas tarefas com assiduidade, seriedade e educação.

   
   
Julho

Quem“faturou” a bicicleta de julho foi a servidora Cristiane Mayumi Onishi,analista de faturamento hospitalar. Destaca-se pela dedicação e empenhona execução de suas atividades, bem como pela iniciativa de propor aalteração do fluxo de internação de pacientes particulares econveniados, transferindo diretamente para o Setor de Faturamento aresponsabilidade de autorizar a emissão da nota fiscal de materiaisespeciais, antes executada pelo Setor de Guias e Autorizações.Estamudança reduziu o tempo médio de faturamento de 72 para 46 dias.

   
   
Junho

Juraci José Sampaio, que atua há oito anos no Setor de Portaria do IPq, é o contemplado do prêmio bicicleta do mês, referente a junho/2011. Destaca-se pela cortesia, empatia e disciplina na execução de suas atividades, com postura e uniforme impecáveis, além de ótimo relacionamento com os colegas de trabalho. Seu autocontrole é um exemplo para toda a equipe, pois sabe lidar com pessoas em qualquer situação, inclusive conflitos.

   
   
Maio

Ivete Faustino dos Santos, Auxiliar de Serviços Gerias da Nutrição, é a quinta ganhadora do prêmio bicicleta do mês. Servidora assídua, Ivete segue e entende de forma ampla as normas disciplinares, nunca deixa o trabalho antes de finalizar suas tarefas e possui habilidade técnica e pessoal para receber novos funcionários, ajudando no treinamento e adaptação dos mesmos.Destaca-se ainda por suacriatividade em datas comemorativas (dia das crianças, das mães, festa junina, etc.), quando apresenta idéias que vão do cardápio à decoração e confecção de lembrancinhas para pacientes e acompanhantes (elaboradas fora do horário de trabalho, com recursos pessoais, por iniciativa da própria funcionária). Ivete criou também o "Aniversariante do mês" em seu setor, por meio de um quadro decorado, onde são apresentados mensalmente os aniversariantes do serviço, festejando a ocasião com um bolo.

   
   
Abril

Dr. Edson Hirata, Diretor Técnico da Divisão Médica, responsável pelo bom andamento das atividades desenvolvidas pelo corpo médico do IPq, demonstra dedicação excepcional ao Instituto, preocupando-se com o atendimento de pacientes, solucionando os problemas diários com prontidão e resolvendo conflitos. Coordena sua área aplicando os conceitos de Administração e Liderança que estão sendo disseminados por meio do Projeto Rumo à Excelência, esmerando-se em repassar tais conceitos e, particularmente, os referentes ao Modelo de Gestão, mobilizando a classe na busca de melhoria contínua na implantação ou redesenho de processos de trabalho.

   
   
Março

Rute dos Santos Gomes, secretária do Serviço de Odontologia do IPq. Demonstrando iniciativa e envolvimento no trabalho, a servidora empreendeu ações que agilizaram o processo de atendimento em centro cirúrgico, resultando na diminuição da suspensão de cirurgias. Entre essas ações, destacam-se: controle de chamada dos pacientes com indicação para tratamento odontológico em centro cirúrgico, observando a data de avaliação odontológica; checagem de realização dos examespré-operatórios; certificação da disponibilidade de leito para internação em enfermaria deadulto e infantiljunto à enfermagem e confirmação da cirurgia ao paciente ou responsável via telefone,com dois dias de antecedência.

   
   
Fevereiro

Edna Rodrigues, coordenadora da Escola de Excelência (EE) do IPq, é a contemplada de fevereiro com o Prêmio Bicicleta do Mês. Seu trabalho contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento de nossos profissionais, o que tivemos oportunidade de constatar a partir de análise realizada pela equipe da EE, com base em Índice de Qualidade de Ambiente de Trabalho - IQAT (criado pela Revista Exame, que anualmente avalia e elege as 50 melhores empresas para trabalhar). Na categoria Aprendizado e Desenvolvimento, o IPq somou 80 pontos, à frente da Instituição que figura em primeiro lugar, com 76 pontos, na pesquisa da Revista Exame).

   
   
Janeiro

O enfermeiro Gilberto Prates, coordenador da área de Educação Permanente do IPq, é o escolhido do mês de janeiro para o prêmio Bicicleta do Mês. Reconhecido por seu dinamismo e espírito de equipe, está sempre disposto a mobilizar e apoiar ações inovadoras, destacando-se também na assistência prestada aos pacientes.

   
   
   
Enfermagem do IPq ganha Prêmio Gestão com Qualidade

O IPq, através da Divisão de Enfermagem, foi uma das instituições agraciadas com o Prêmio Gestão com Qualidade – Dimensão Hospitalar,edição 2011/2012, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de SP (COREN). Seu objetivo é reconhecer e estimular a gestão eficaz de enfermagem, visando resultados para a instituição e satisfação dos profissionais. A concessão do prêmio é feita a partir de avaliações considerando uma série de critérios que integram seis perspectivas:ações sistêmicas, estrutura organizacional, aspectos operacionais, infraestrutura, gestão de pessoas e responsabilidade social.A premiação ocorreu em 20/07/2011 na Universidade Nove de Julho, em SP.

A Diretora de Enfermagem do IPq, Cristina Emiko Igue ( segurando o troféu) e equipe.

 

PRÊMIO EQUIPE DE EXCELÊNCIA 

O Instituto de Psiquiatria - IPq, o maior e mais bem equipado centro de sua especialidade no Brasil, considerando a relevância da busca contínua pela  excelência em organizações prestadoras de serviços em saúde, orientado por seus princípios norteadores e especificamente pelos valores abaixo relacionados, propõe o Prêmio Equipe de Excelência IPq. 

MISSÃO:

Exercer atividades de prevenção, tratamento e reabilitação dos transtornos neuropsiquiátricos dos pacientes;

Promover a saúde da população;

Desenvolver ensino e pesquisa de qualidade;

Validar e difundir modelos eficientes de intervenção.

VISÃO:

Tornar-se centro de referência mundial como instituição de excelência em neuropsiquiatria.

VALORES:

1) Cuidar bem das pessoas

Cuidar da saúde e do bem estar das pessoas, nos colocando no lugar do outro e entendendo a sua condição.

2) O cliente em primeiro lugar

Clientes são todos aqueles que usam nossos serviços: pacientes e suas famílias, alunos e profissionais da saúde.

3) Excelência no atendimento e nos processos internos

A busca da excelência deve ser processo permanente e contínuo.

8) Meritocracia

A contribuição de cada indivíduo para a organização é o fator primordial de avaliação e valorização de sua atividade.

Objetivos: 

O Prêmio Equipe de Excelência IPq tem como objetivos:

  Incentivar a identificação da força de trabalho com os valores organizacionais, aumentando a identificação dos funcionários com o IPq.

  Aumentar o comprometimento dos funcionários com a busca da Excelência.

  Auditar as unidades de atendimento, áreas de internação e ambulatorial, em aspectos formadores da qualidade em serviços (qualidade percebida).

  Auditar as unidades de atendimento, áreas de internação e ambulatorial, em aspectos formadores da qualidade objetiva como higiene, limpeza, armazenamento, identificação e validade de suprimentos entre outros, que impactam diretamente na qualidade ou promoção da saúde. 

Mecânica Operacional

PROFISSIONAIS QUE SERÃO PREMIADOS:

A enfermaria que for premiada indicará uma equipe fornecedora de serviços para a enfermaria em questão, isto é, indicará uma equipe das áreas de apoio.

A indicação da equipe de apoio se dará mediante consenso da equipe considerando os seguintes critérios:

Atendimento:

1)  Prontidão na prestação de serviços

2)  Cortesia no atendimento aos pacientes, no relacionamento com os membros da equipe (daquela enfermaria)

3)  Adequação da apresentação pessoal

4)  Prontidão na solução de problemas

O enfermeiro do serviço noturno será indicado de acordo com a avaliação da

Divisão de Enfermagem, levando-se em consideração a cobertura da Unidade pelo Enfermeiro.

CRITÉRIOS PARA AUDITORIA E PREMIAÇÃO:

Foi desenvolvido um instrumento para visita de auditoria, com itens agrupados em três blocos:

BLOCO I-ATENDIMENTO:

O desenvolvimento deste bloco foi baseado na definição conceitual da qualidade do serviço e nas cinco dimensões da qualidade:

Tangibilidade: aparência das instalações físicas, equipamento, pessoal e materiais de comunicação.

Confiabilidade: habilidade para realizar o serviço de forma confiável, precisa e consistente.

Responsividade: disposição de atender os clientes e prestar o serviço rápido.

Segurança: conhecimento e cortesia dos empregados e habilidade de transmitir confiança, segurança e credibilidade.

Empatia: atenção individualizada, facilidade de contato (acesso), carinho e comunicação que a organização oferece aos clientes.

BLOCO II- INFRAESTRUTURA:

O desenvolvimento deste bloco foi baseado na necessidade de manter ambiente de trabalho, equipamentos e outros itens de infraestrutura sempre limpos e íntegros.

Nestas condições, estes itens traduzem qualidade e segurança, além de apresentar como vantagens, atender a exigências legais da Vigilância Sanitária; melhor desempenho do pessoal; prevenção de danos à saúde dos que convivem no ambiente; elevação do nível de satisfação e motivação do pessoal com o trabalho; melhor imagem da organização internamente e externamente. 

 BLOCO III- ORGANIZAÇÃO:

O desenvolvimento deste bloco foi baseada no SEITON – Senso de Arrumação dos 5S, a necessidade de ordenação, sistematização e classificação dos materiais para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisa e a visualização seja facilitada.

A organização e padronização de nomenclaturas têm como vantagens o menor tempo de busca do que é preciso para realizar o serviço; menor necessidade de controles de estoque e produção; redução de erros; evita a compra de materiais e componentes desnecessários ou repetidos ou danos a materiais ou produtos armazenados; maior racionalização do trabalho; menor cansaço físico e mental, melhor ambiente; melhor disposição dos móveis e equipamentos; facilitação da limpeza do local de trabalho; além da melhora da percepção de qualidade pelo cliente externo.

EQUIPE AVALIADORA:

Serão formados dois times de avaliadores:

Equipe A:

Assistencial – Médico                 Gerencial

Dr. Edson Hirata                         Celina Yvone Berardi

Dr. Renato Marchetti                   Dra. Denise Brandão

                                                 Alfredo Aoki

Equipe B:

Assistencial - Médico                  Gerencial

Dr. Hector Cabrera                      Sidionira Del Bianco

Dr. Montezuma Pimenta              Carla Mollaco

Dr. Táki Athanassios                   Lucia Grando

 

Os profissionais médicos avaliarão apenas o item I - ATENDIMENTO e os demais avaliadores da Administração e Apoio, auditarão os itens II – INFRAESTRUTURA e III- ORGANIZAÇÃO.

PERIODICIDADE:

  Avaliação: trimestral, sendo que no final do último mês do trimestre as avaliações deverão estar tabuladas.

  Premiação: trimestral sempre na 3ª. semana do mês subseqüente.

PRÊMIOS

Prêmios escolhidos pela equipe de Enfermagem:

  Almoço

  Café da manhã

  Ganhar 01 dia de folga

  Vale cinema/teatro para os indivíduos e o acompanhante