Home -> Institucional -> Quem somos

Quem somos

Fachada do IPq

     Bem vindos ao IPq!

     Eu quero dirigir esta mensagem a todos os nossos clientes que nos visitam.  O IPq existe para servir sua clientela, que são todos aqueles que usam nossos serviços: naturalmente em primeiro lugar vem os nossos pacientes, mas também são nossos clientes os alunos da Faculdade de Medicina da USP e os ouvintes de nossos cursos e palestras, os nossos estagiários e voluntários e os nossos profissionais.  Assim, espero que nos possamos servi-los bem durante sua estadia conosco, seja ela apenas por algumas horas ou por alguns anos.

     O IPq é um dos 7 institutos que compõe o Hospital das Clinicas.  Ele foi inaugurado em 1952 e totalmente reformado e reestruturado entre os anos 2000 e 2005.  Ele é hoje na America Latina um dos maiores e mais importantes hospitais psiquiátricos universitários de Psiquiatria.

     O IPq assumiu um compromisso inabalável com e EXCELENCIA em todas as suas áreas de atuação:

     •    Excelência na assistência.
     •    Excelência no ensino.
     •    Excelência na pesquisa.

     Para exercer a assistência aos nossos pacientes, dispomos de 10 unidades de internação especializadas nos diferentes transtornos psiquiátricos, com um total de 120 leitos.  Alem do atendimento a pacientes adultos, temos a única unidade de internação no Brasil especializada em crianças.  Outra área de destaque é nosso serviço de neurocirurgia funcional, que é referencia no país, contando com 3 salas cirúrgicas, 15 leitos e uma Unidade de Terapia Intensiva.

     Após a alta, nossos pacientes podem seguir o tratamento em 3 hospitais-dia para crianças, adultos ou idosos, ou então nos inúmeros ambulatórios que temos, especializados nos mais diferentes transtornos psiquiátricos.  Para alguns pacientes, o IPq oferece programas de treinamento e reinserção no trabalho, que facilitam a sua total reintegração social.

     Em 2010 atendemos 2598internações e 115.710 consultas ambulatoriais.  Estes números vêmmostrando um aumento contínuo graças ao empenho irrestrito de nossosprofissionais em sua busca pela excelência no uso ótimo de nossosrecursos.

     Para o ensino, o IPq abriga o Departamento de Psiquiatria da FMUSP, composto por professores que fazem parte da elite médica brasileira.  Alem de coordenar os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade, o Departamento da a orientação acadêmica do IPq, atuando na supervisão da pesquisa e das atividades didáticas de educação continuada.  Traduzida em números, nos últimos 50 anos passaram por nos 12.000 alunos de medicina e já formamos 500 residentes e 250 pós-graduados que formam hoje parte considerável da elite psiquiátrica de nosso país.

     Em pesquisa podemos dizer com orgulho que, em Psiquiatria, somos o centro de pesquisa mais produtivo da America latina, tendo os nossos trabalhos científicos sendo aceitos para publicações pelos mais importantes jornais científicos do mundo.  O IPq abriga 3 laboratórios de pesquisa que estão classificados no topo dos mais produtivos dentre os 62 Laboratórios de Investigação Médica do complexo HC.

     Este é um resumo do que somos.  Se você esta aqui de passagem, faremos tudo para servi-lo bem.  Se você veio para ficar, seja bem vindo.  Junte-se a nós no compromisso pela excelência, para sermos uma instituição de referência mundial em Psiquiatria.  Como eu disse no inicio, nossa missão maior é servir.  Ajude-nos a servir bem aos nossos clientes, à sociedade, e acima de tudo, servir ao Brasil. 

     Muito obrigado.

     IPq.

     É desta forma que é mais conhecido atualmente o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo.

     Inaugurado em 1952, hoje o IPq é considerado o maior e mais bem equipado centro de sua especialidade no Brasil. Ao longo de seus quase 60 anos de história, o Instituto vem combinando ciência e sensibilidade para oferecer excelência em suas três grandes áreas de atividade: pesquisa, ensino e assistência em saúde neuropsiquiátrica.

     No que se refere a pesquisa, o Instituto colabora com os demais departamentos da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas, como também com diversas entidades do Brasil e do exterior, em projetos relacionados a diagnóstico e terapêutica psiquiátrica.

     No universo do ensino acadêmico, o Instituto funciona como a base operacional onde o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP oferece graduação, residência e pós-graduação em medicina psiquiátrica, com o conceito mais elevado pela CAPES, além de especialização e estágios de educação continuada para todos os profissionais que trabalham com saúde mental.

     Como um dos sete institutos do Hospital das Clínicas de São Paulo, maior complexo hospitalar do país, o IPq contribui de forma muito importante para que este reconhecido centro de excelência e referência atenda a cerca de dois milhões e meio de pessoas por ano.

     O IPq reúne os melhores profissionais do país para oferecer a pacientes do sistema público de saúde, conveniados e particulares atendimento personalizado e de alto nível.

     Pioneiro na criação de grupos e serviços especializados, o Instituto está preparado para atender de forma completa e integrada aos mais diversos tipos de transtornos psiquiátricos, tanto os que se manifestam em crianças e adolescentes como em adultos e pacientes geriátricos.

     Para isso, o IPq possui uma infraestrutura inspirada nas mais avançadas instituições psiquiátricas do mundo, planejada para combinar a utilização de equipamentos de última geração, muitos deles únicos na América Latina, com a preocupação de acolher da maneira mais adequada os pacientes e seus familiares.

     Esta moderna infraestrutura abrange, entre outros itens, ambulatórios gerais e especializados, laboratórios e serviços
de diagnóstico, hospital-dia, unidades de internação, centros de reabilitação, psicoterapia, odontologia para pacientes psiquiátricos e uma divisão de neurocirurgia funcional que é centro de referência nacional.

     Mas o fator mais importante para a excelência do IPq é o seu material humano: são cerca de 600 pessoas, entre especialistas nas múltiplas áreas da medicina, pessoal técnico de apoio e um completo setor administrativo. Todos com uma atuação pautada por grande dedicação, extremo comprometimento e profundo senso de responsabilidade.

     Além dos serviços assistenciais que oferece, o Instituto atua com frequência em iniciativas públicas de valorização e promoção da saúde e da qualidade de vida, empenhando-se para ampliar ao máximo sua influência positiva na comunidade.

     IPq. Concebido, direcionado e continuamente dedicado à excelência e à abrangência em saúde neuropsiquiátrica.
 
Veja nosso vídeo institucional.