Home -> Hospital -> Unidades e Serviços Especializados -> Odontologia

Odontologia

Odontologia Hospitalar 

Tratamento odontológico especializado em ambiente hospitalar, com atendimento ambulatorial ou em centro cirúrgico, sob sedação consciente ou anestesia geral. Tem como público alvo crianças e adultos portadores de doenças neurológicas, psiquiátricas ou outras necessidades especiais.

Desenvolve as suas atividades fundamentada na tríade: assistência, ensino e pesquisa.

Missão:


1- Prestar assistência odontológica a portadores de transtornos psiquiátricos com atuação em equipe multidisciplinar.

2- Promover a formação na área de Odontologia Hospitalar com enfoque em Pacientes com Necessidades Especiais através de curso de aprimoramento, especialização, residência, educação continuada e congressos. 

3- Desenvolver pesquisas e divulgar os conhecimentos adquiridos beneficiando este grupo especial de pacientes. 

Principais atividades e/ou programas desenvolvidos nos campos da:  

Assistência

Especializada em pacientes com necessidades especiais com ênfase em psiquiatria, presta atendimento odontológico incluindo procedimentos sob sedação ambulatorial e sob anestesia geral, a adultos e crianças, que estejam internados ou em tratamento ambulatorial no Instituto de Psiquiatria. Desenvolve programas preventivos como forma de estimular e motivar os cuidados de higiene bucal para a manutenção da saúde bucal.    

Ensino


Á área de ensino em Odontologia Hospitalar do Instituto de Psiquiatria oferece oferece cursos em regime de residência, com dois anos de duração em tempo integral. No primeiro ano dos cursos, os alunos passam pelos diversos setores de odontologia do hospital, visando o contato com pacientes com diversos tipos de doenças sistêmicas e :buco-dentais, em diferentes níveis de complexidade. No segundo ano, o aluno escolhe uma área específica entre três disponíveis: Pacientes com Necessidades Especiais, Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial e Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular.
Os cursos de Odontologia Hospitalar do HC-FMUSP, são cursos de pós-graduação “lato sensu” destinados a cirurgiões dentistas com o objetivo de prepará-los para atendimento de pacientes do SUS em diversos níveis de complexidade. Também como forma de servir de campo de ensino, realiza cursos de capacitação em serviço na  modalidade atividade profissional.

Os cursos de longa duração são oferecidos em duas modalidades:

1. Residência em Odontologia Hospitalar, com bolsa do governo federal compatível com a residência médica. É subordinada à Faculdade de Medicina da USP.

O Curso de Residência em Odontologia Hospitalar do HCFMUSP homologado em fevereiro/2010 Constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinado a cirurgiões-dentistas sob a forma de curso de especialização.

É o 1º curso de Residência em Odontologia Hospitalar do País e, atende à proposta institucional de formar cirurgiões-dentistas aptos a atender doentes em todos os níveis de complexidade, conforme exigência do SUS,  com carga horária ampla (5.760h) que permite a  formação e aquisição de experiência dentro do convívio interdisciplinar, próprios do ambiente hospitalar. Apresenta três áreas de especializações: Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) / Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. caracterizado por ensino em serviço. com carga horária de 5.760h.

O curso é desenvolvido no 1º e 2º ano em sistema de rodizio nos serviços de odontologia do IPq/Incor/ICHC. A bolsa ensino é paga através do Programa Nacional de  Bolsas para Residências Multiprofissionais e em área Profissional da Saúde.  São oito vagas, sendo duas para o Serviço de Odontologia do IPq.

2. Curso de Aprimoramento e Especialização em Odontologia Hospitalar, com bolsa do governo estadual, tem objetivo de treinamento em serviço, e é realizado também em regime de residência.

O Curso de Aprimoramento (pós-graduação lato-sensu) em Odontologia Hospitalar foi criado há 25 anos.. Apresenta como objetivo capacitar o cirurgião dentista na especialidade odontológica de Paciente com Necessidades Especiais com ênfase na área de Psiquiatria, visando o acesso às técnicas de abordagem e manejo, recomendações e formas de tratamento específicas a este grupo de pacientes.  O curso tem a duração de 02 anos, e oferece anualmente 08 vagas, sendo 02 vagas para a Psiquiatria. A bolsa ensino é da Secretária de Saúde através do Programa de Aprimoramento Profissional.

 Pesquisa

Visando o desenvolvimento do conhecimento na área de Odontologia Hospitalar a equipe odontológica, em parceria com a Divisão de Neurocirurgia Funcional conta com o Núcleo de Pesquisa em Odontologia Hospitalar e Neurociências. Nele são realizadas pesquisas clínicas visando a implementação de protocolos de assistência, o aprofundamento de estudos e pesquisa em mecanismos de dor e sua fisiopatologia e o melhor entendimento sobre as interações entre saúde bucal e transtornos psiquiátricos. Os alunos e residentes egressos dos programas de Odontologia Hospitalar têm chance de iniciar estudos nessas linhas de pesquisa, tanto em nível de mestrado como de doutorado.

 EQUIPE ODONTOLÓGICA  

Supervisor de Equipe Técnica:
Dr. Reynaldo Antequera

Localização: térreo – sala 077
Telefone: 11 26616498
E-mail: odonto.ipq@hc.fm.usp.br