Home -> Hospital -> Unidades e Serviços Especializados -> Ambulatório Geral

Ambulatório Geral

 

AMBULATÓRIO GERAL


O Serviço de Ambulatório de Adultos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo funciona de segundas às sextas feiras, das 8 às 17 horas, e conta com os seguintes modos de assistência psiquiátrica:

 

I. PRONTO ATENDIMENTO

 

Realização  médicos residentes,  alunos de quinto ano de graduação da Faculdade de Medicina da USP.  

Supervisão das Preceptorias da Graduação e Residência 

Períodos    

matutino: 4as. 5as. e 6as. feiras

vespertino: 4as. e 5as. feiras


Funções:

·         Atendimento a pacientes do Instituto de Psiquiatria com urgências psiquiátricas;

·         Atendimento de casos encaminhados por outros serviços de saúde, agendados previamente pelo Registro, por telefone;

·         Atendimento de pedidos de consultas de todas as clínicas do Complexo-HC;

·         Encaminhamento dos pacientes, após triagem, para atendimento no Instituto de Psiquiatria ou outros serviços, dentro da rede SUS.

 

Critérios para Matrícula no IPq:

·         O atendimento é regionalizado e mediante apresentação de encaminhamento médico, restrito aos Distritos de: Alto de Pinheiros; Butantã; Consolação; Itaim Bibi; Jaguara; Jaguaré; Jardim Paulista; Jardim América; Jardim Bonfiglioli; Lapa; Morumbi; Perdizes; Pinheiros; Pompéia; Raposo Tavares; Rio Pequeno; Sumaré; Vila Leopoldina; Vila Madalena; Vila Sônia.

·         pacientes provenientes de outras áreas, desde que haja interesse acadêmico no caso, para assistência e/ou pesquisa;

·         pacientes que necessitem de atendimento especializado dentro das subespecialidades que formam os Grupos de Estudo do Instituto de Psiquiatria;

·         Funcionários do Complexo-HC.

 

II. AMBULATÓRIOS DIDÁTICOS

 

1. Psiquiatria Geral:

Realização: residentes de primeiro, segundo e terceiro anos.
Supervisão: médicos assistentes
Funções: atendimento de pacientes portadores de diferentes patologias visando aprimoramento no aprendizado da Psiquiatria Clínica.

 

2. Pronto Atendimento:

Realização: médicos residentes de Clínica Médica
internos do 5º ano do Curso de Graduação da FMUSP.
Supervisão: Preceptor da Residência e Preceptor da Graduação.
Funções: oportunidade de atendimento de urgências;
dinamização dos estágios e criação de maior interesse prático em relação à Psiquiatria.

 

III. AMBULATÓRIOS ASSISTENCIAIS

São os ambulatórios atendidos por médicos assistentes, que permitem o encaminhamento de todas as patologias psiquiátricas, em diferentes graus de gravidade. Os pacientes encaminhados, já triados no Pronto Atendimento Didático, serão atendidos por um dos médicos do Serviço de Ambulatório, que atualmente conta com dezoito assistentes e oito médicos comissionados.

 

IV. GRUPOS ESPECIALIZADOS

O Instituto de Psiquiatria conta com diferentes  grupos e projetos de pesquisa. Para saber mais acesse:

http://ipqhc.org.br/pag_detalhe.php?categ=Hospital&id=241

 

V. AMBULATÓRIO DE FUNCIONÁRIOS

Realizado diariamente nos três períodos de atendimento por médicos assistentes e residentes, visa oferecer o melhor atendimento possível aos funcionários de todo o Complexo-HC. Faz avaliações para diagnóstico e tratamento e eventuais sugestões de licença médica.

 

VI. AMBULATÓRIO DE CONVENIADOS E PARTICULARES

Criado em fevereiro de 1995, o Ambulatório de Pacientes Particulares e Conveniados visa suplementar o atendimento prestado nos Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria via Sistema Único de Saúde, proporcionando atendimento com data e hora marcada, através de agendamento telefônico.
A criação deste Ambulatório obedeceu a uma necessidade crescente da demanda de pacientes ao Instituto de Psiquiatria e o atendimento é feito por médicos contratados pela Fundação Faculdade de Medicina e que fazem parte do Corpo Clínico do Instituto de Psiquiatria. O critério de encaminhamento dos pacientes para os médicos obedece a subespecialidade de maior interesse de estudo e experiência do médico. Na eventualidade de precisar de quaisquer exames, o paciente conta com toda a assistência do Complexo-HC.