Home -> Hospital -> Neurocirurgia Funcional - DNF

Divisão de Neurocirurgia Funcional

A Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria representa o esforço conjunto de equipe multidisciplinar relacionada a várias áreas das neurociências, que desenvolve atividades de atendimento, pesquisa e ensino com o rigor técnico e científico exigido para a instituição acadêmica a que pertence, sendo considerada Centro de Referência de Excelência pelo Ministério da Saúde (Portaria n° 719 de 08 de agosto de 1989 publicada no Diário Oficial da República Federativa do Brasil).

A equipe clínica da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria tem o compromisso de realizar avaliações neurológicas, selecionar doentes para cirurgia, assisti-los durante o período pré e pós-operatório, realizar as cirurgias indicadas, dar suporte necessário para o doente e seus cuidadores nas enfermarias e nas unidades ambulatoriais do Instituto de Psiquiatria, atender as emergências neurológicas e neurocirúrgicas das demais enfermarias do Instituto, desenvolver projetos de pesquisa destinados a melhorar o conhecimento das condições de saúde e de temas de interesse da especialidade, exercer atividades didáticas relacionadas aos alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, residência e aperfeiçoamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, participar de reuniões, palestras, conferências, projetos de pesquisa e de publicações nacionais e internacionais na área.  

 As áreas de atuação da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria são:      

. Epilepsia

. Dor

. Movimentos anormais

. Espasticidade

. Anormalidades neuroendocrinológicas

. Cirurgia Psiquiátrica

. Tumores em áreas relacionadas com marcante importância funcional

. Nervos Periféricos

. Hidrodinâmica

. Estereotaxia e Neuronavegação

. Neuroanestesia

 A Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria é chefiada pelo Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira e conta, presentemente, com o concurso de onze neurocirurgiões (Drs. Mario Siqueira, Valter Cescato, Hector Navarro Cabrera, Juan Castro Flores, Kleber Paiva Duarte, Roberto Martins, Fernando Gomes Pinto, Gilberto Ochman, Antonio Nogueira de Almeida, Luciano Foroni e Felipe Saad), dois endocrinologistas (Drs. Nina Musolino e Malebranche Cunha Neto), doze neuroanestesistas (Drs. Kazuco Nakai Murata, Mario Flávio Seixas, Christinae Fukuda, Joana Dwan, Lucilia dos Santos Braga, Sang Kim, Sueli Izaki, Telma Gonçalves, Ubirajara Fonseca, Wilma Bretas e Wilson Yeh) liderados pelo Dr. Nelson Mizumoto, dez neurointensivistas (Drs. Adriano Nogueira, Andrea Marini, Antonio Chagas Filho, Flávia Ferreira da Costa, Jefferson Rossi Junior, Juan Carlos Pinto, Kátia de Moraes Rego, Sergio Bueno Brandão, Silvia Cárdenas Prado e Walter Cartagena Miranda) coordenados pelo Dr. Edwin Koterba e tres odontologistas (Drs. José Tadeu Tesseroli Siqueira, Silvia Siqueira e Reynaldo Antequera). Além disso, a Divisão está inserida nas atividades da Disciplina de Técnica Cirúrgica sob a coordenação do Dr. Gerson Balester e conta também com o apoio de profissionais da área de neurologia, neurofisiologia clínica e neuroimaginologia.